Mapeamento Diagnóstico de Processos Redesenho Qualidade Otimização Racionalização Redução de Custos

O que é o Mapeamento de Processos?

Fluxograma

É a representação gráfica através de símbolos da descrição de um fluxo de atividades, onde temos um início e atividades sequenciais que podem derivar ou retornar dependendo da decisão estabelecida.

Parece simples esta descrição, que pode sugerir a elaboração de intermináveis fluxos, que vai tornando-se complexo à medida que os processos aumentam    

Principais Motivos

O conceito básico é buscar o entendimento da relação cliente-fornecedor de cada atividade, onde uma faz a “passagem de bastão” para outra.

Os principais motivos que levam a organização em contratar o Mapeamento de Processos são:documentar a sequência de trabalho, identificar duplicidade ou momentos de rupturas, estudar fragilidades de controles que podem gerar perdas e fraudes, racionalizar e otimizar processos


Não existem empresas com atendimentos iguais, pois o simples fato de ter localidade, costumes e clientes diferentes por região ou segmento, já gera diferenças de atendimentos ocasionando pequenos ou grandes desvios de processos ao compararmos negócios similares.



Porém, os chamados macroprocessos, abrangem segmentação de atividades afins como:

Diretoria

Comercial

Financeiro

Administrativo

Operacional


Hierarquia documentada

Esta é a estrutura hierárquica mais utilizada para efeitos de documentação.

Hierarquia Funcional

Porém, na prática, uma área acaba afetando a outra, pois a empresa é bombardeada por necessidades dinâmicas, gerando diversos fluxos de relacionamento:

Redesenho de processos sempre é necessário

Segundo a revista EXAME  92% das empresas concordam que a reestruturação é primordial para se adequarem ao mercado, caso contrário, empresas e negócios engessados estão destinadas a desparecerem por conta das escolhas dos clientes que migram para outras que atendam as suas necessidades.




Entre em contato 

ACESSE O FORMULÁRIO



s