Mapeamento Diagnóstico de Processos Redesenho Qualidade Otimização Racionalização Redução de Custos
É a representação gráfica através de símbolos da descrição de um fluxo de atividades, onde temos um início e atividades sequenciais que podem derivar ou retornar dependendo da decisão estabelecida.
Parece simples esta descrição, que pode sugerir
a elaboração de intermináveis fluxos, que vai tornando-se complexo à medida que
os processos aumentam
O conceito básico é buscar o entendimento da relação cliente-fornecedor de cada atividade, onde uma faz a “passagem de bastão” para outra.
Os principais motivos que levam a organização em contratar o Mapeamento de Processos são:documentar a sequência de trabalho, identificar duplicidade ou momentos de rupturas, estudar fragilidades de controles que podem gerar perdas e fraudes, racionalizar e otimizar processos
Não existem empresas com atendimentos iguais, pois o simples fato de ter localidade, costumes e clientes diferentes por região ou segmento, já gera diferenças de atendimentos ocasionando pequenos ou grandes desvios de processos ao compararmos negócios similares.
Diretoria
Comercial
Financeiro
Administrativo
Operacional
Esta é a estrutura hierárquica mais utilizada para efeitos de documentação.
Porém, na prática, uma área acaba afetando a outra, pois a empresa é bombardeada por necessidades dinâmicas, gerando diversos fluxos de relacionamento: