Quando aplicamos o Lean Seis Sigma?
Veja também conceitos básicos de Lean Seis Sigma

 

Se entendermos que a qualidade melhora a velocidade, e a velocidade melhora a qualidade, o Lean Seis Sigma une a filosofia do Lean ( aceleração de processos em toda a cadeia na empresa, eliminando desperdícios, estoques e tempos improdutivos) e do Seis Sigma (metodologia estruturada para eliminação de causas raízes de problemas e melhoria de processos).

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Aplicamos o Lean Seis Sigma em ambientes industriais e de serviços, sendo que na área de serviços os resultados são bem surpreendentes devido a enorme oportunidade inexplorada. Dados empíricos mostram que os custos de serviços estão inflacionados por desperdícios da ordem de 30% a80%, ou seja, os processos estão infestados de atividades que não adicionam qualquer valor do ponto de vista do cliente. A combinação do Lean e do Seis Sigma, permitem a redução do custo da complexidade, pois o Lean não consegue colocar um processo sob controle estatístico e o Seis Sigma não enfoca prioritariamente a redução da velocidade do processo e do capital investido.

 

Aplicando as duas iniciativas, obtemos uma redução drástica do tempo com a redução dos defeitos, atingindo um beneficio muito maior nos custos, do que se tivesse aplicado Lean ou Seis Sigma isoladamente.

As três maiores razões-chaves pelas quais funções de serviços precisam aplicar Lean Seis Sigma, são:

Processos de serviços são geralmente lentos, que são processos dispendiosos. Mais da metade do custo em aplicações de serviços é desperdício não adicionador de valor.

Lentidão devido a “trabalhos em processos” (WIP – Work In Process), resultado de complexidade desnecessária  no oferecimento do produto ou serviço. O WIP pode ser identificado por relatórios empilhados em uma mesa, e-mails em uma caixa de entrada eletrônica, ou pedidos de vendas esperando em um banco de dados. Este tempo de espera representa tipicamente 90% do tempo do processo.

Em qualquer processo lento, 80% dos atrasos são causados por menos de 20% das atividades. Só precisamos encontrar como melhorar a velocidade destes 20% do processo para obter uma redução de 80% do tempo de ciclo e elevar drasticamente para perto de 100% as entregas pontuais.

 

Sintomas que se aplicam para aplicação do Lean Seis Sigma:

 

Corre-se atrás de informações para concluir uma tarefa

Precisa saltar em varias tomadas de decisões

Interrupções constantes quando esta em uma atividade

Ocupado na elaboração de diversos relatórios

Realiza trabalhos em lotes (batches)

Existem trabalhos fragmentados

 

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